Novembro 20, 2020 by Titos Xavier

Direito de ter uma futura educação e mobilização comunitária

Direito de ter uma futura educação e mobilização comunitária em Sofala

Contexto

É um projecto financiado pelo Mundo Cooperante com objectivo de reduzir os casamentos prematuros em Moçambique. Em resposta ao 2º apelo à 2ª proposta da Mundo Cooperante, a SOPROC está implementar um projeto que promoverá os direitos da criança e melhorará a capacidade de resposta da sociedade civil à questão do casamento infantil, também proporcionar proteção social às meninas já casadas.

Objectivo geral

Promover os direitos da criança e melhorar a capacidade de resposta da sociedade civil à questão do casamento infantil

Objectivos específicos

• As meninas são sensibilizadas sobre a necessidade de prevenir casamentos prematuros.

• Melhorar a capacidade dos agentes locais de mudança para fornecer apoio aos filhos das meninas casadas.

• Promover e fortificar o comitê comunitário de proteção das crianças para identificar meninas casadas.

• Capacitar membros da comunidade sobre a aplicação prática da nova lei dos casamentos prematuros.

Descrição da população beneficiária

O projeto tem como alvo um total de 3.000 beneficiários diretos e indiretos em comunidades urbanas e rurais. O projeto beneficiará diretamente aproximadamente 2000 meninas pobres com menos de 16 anos vivendo em condições vulneráveis. Os beneficiários diretos serão identificados e selecionados nas comunidades mais afetadas pelo recente ciclone Idai. A identificação também será estendida às famílias que vivem nos centros de reassentamentos onde o projecto será implementado. Nos campos de reassentamento, será dada prioridade às raparigas órfãs. Além disso, os beneficiários diretos serão as meninas que não estão frequentando as escolas em ambas as comunidades urbanas e rurais. O projeto é baseado na província de Sofala e implementado em dois distritos, Beira e Dondo. A província de Sofala está na região central de Moçambique e é a 3ª província mais afetada pelas práticas de casamento infantil (IDS, 2011).

Além disso, o projeto espera alcançar a 2000 beneficiários indiretos por meio de campanhas de mobilização e conscientização.


Implementador :

Parceiro: